Confiança

Por Marine Noronha

Confiança. Essa palavra deveria ser usada com muita cautela e atenção. Isso porque a palavra confiança traz na essência do seu significado os complementos “em toda circunstância” e “apesar de tudo”. Confiança só é confiança quando ela independe dos fatores externos e permanece forte, resoluta, dentro de nós, mesmo que tudo em volta esteja dando errado e que uma solução pareça impossível.

Confiar em Deus quando tudo vai bem é muito fácil. Eu confio quando me sento diante de uma mesa farta. Confio quando as pessoas a quem amo estão próximas. Confio quando sei exatamente o valor que vai estar na minha conta ao final do mês. Confio quando meus sonhos e planos estão se concretizando. Confio quando meu valor e habilidades são reconhecidos pelas pessoas que me cercam. É fácil, muito fácil confiar quando posso ver, sentir, ouvir, experimentar.

Mas, quando tudo o que se planejou dá errado, quando a decepção machuca o coração, quando a incerteza sobre como as dívidas serão pagas provocam ansiedade, quando não se é compreendido, valorizado, notado, quando os sonhos parecem irrealizáveis, é difícil confiar.

Quando a dor é quase insuportável, é difícil acreditar que Ele está no controle. Quando nem você, nem ninguém mais pode fazer alguma coisa, surge o questionamento “Será que Ele se importa?”. Quando você olha e não consegue enxergar nada além de medo, dúvidas e angústia, você se pergunta “Ele está vendo, Ele vê o que estou passando?”. Quando os comentários só aumentam a tristeza, humilhação e dor, você indaga “ Ele ouve o meu clamor, Ele escuta meu pedido de socorro?”.

Sim, Ele continua no controle, mesmo quando o mar está agitado. Não importa o quanto as ondas sejam grandes e bravias, Deus pode te fazer andar acima delas.

Sim, Ele se importa. É Deus quem recolhe todas as tuas lágrimas e te dá forças para continuar, é Ele que “adestra suas mãos para o combate” e faz com que seus inimigos recuem e sejam derrotados.

Sim, Ele vê. Ele sabe de tudo. Não se preocupe se as pessoas não sabem, não entendem, o que importa é que Deus conhece quem você é. Por tua causa, o Deus que formou o homem do pó da terra, pode quebrantar o coração mais endurecido, pode fazer o mais indiferente notar sua presença, pode te exaltar em meio a uma multidão. Quem pode resistir ao toque do Todo Poderoso?

Sim, Ele está ouvindo seu grito sufocado, seu clamor desesperado, sua oração silenciosa. A Seu tempo, Ele responderá, não como você espera, mas de um modo incrivelmente melhor, “infinitamente além do que pedimos ou pensamos”.

Se Deus falou para acreditar, acredite. Se sua palavra foi para esperar, então espere. Se sua ordem foi avançar, avance. Mas se Ele disse para ficar quieto, aquiete-se então e contemple Seu agir, afinal, “agindo Deus, quem impedirá?”.

Essas são palavras de alguém que viu o mar se abrir repetidas vezes. Ele me curou, quando os homens ainda tentavam identificar a causa da enfermidade. Ele me exaltou quando ninguém apostaria em mim. Ele me escolheu para ser chamada pelo Seu nome, quando ninguém mais me escolheria. Ele cicatrizou minhas feridas profundas. Ele me encontrou, quando eu estava perdida. Ele destruiu os gigantes maiores e mais fortes que eu. Ele fez de mim, que andava triste e sozinha, a pessoa mais feliz do mundo!

Como é que eu vou me recusar a confiar? Como não vou acreditar naquilo que Ele diz? Como vou ousar fazer as coisas do meu jeito?

Nada foge ao Seu controle, nada é difícil demais, nada acontece sem a Sua permissão. Por mim, e por você, Ele move os céus e a terra, muda as estações e pára o tempo.

Quanto a mim e a você só nos resta uma tarefa: confiar na Sua palavra e descansar no Seu amor! Essa é a nossa parte, como diz a linda canção:

“É Meu, somente Meu todo trabalho, e o teu trabalho é descansar em mim…”.

Fonte: adoracaoempalavras.blogspot.com

Sobre José Márcio

Blog de José Márcio
Esse post foi publicado em Outros assuntos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

